Dom Henrique Gelain
Que Deus reine no coração de todos - In corde regnat omnium
BISPOS
Pe. Washington Lair Urbano
5/9/20231 min read
Depois de 38 meses de Sede Vacante, em 29 de maio de 1948, foi eleito o novo Bispo de Cafelândia, Dom Henrique Gelain, transferido da Diocese de Cajazeiras na Paraíba. Em 22 de agosto do mesmo ano é empossado como terceiro bispo da Diocese de Cafelândia.
Em maio de 1950, Sua Santidade, o Papa Pio XII, transferiu a Sede da Diocese da cidade de Cafelândia para a cidade de Lins, pela Bula Apostolicis Sub Plumbo Litteris. E sua execução se deu a 30 de agosto do mesmo ano, passando a partir de então a denominar-se Diocese de Lins e Dom Henrique Gelain, o Primeiro bispo de Lins e o terceiro e último de Cafelândia. Com a transferência da Sede, a Paróquia de Santo Antônio foi elevada à categoria de Catedral Diocesana, ficando a Catedral de Santa Isabel da Hungria, com o título de Concatedral.
Em 16 de fevereiro de 1952, pela Bula Ad Episcoporum Munus, é criada pelo Papa Pio XII, a Diocese de Marília, totalmente desmembrada de Lins, nas terras da Alta Paulista - de Garça a Panorama. Sua instalação se deu em 12 de outubro do mesmo ano, ficando Dom Henrique Gelaim como Administrador Apostólico até 21 de março de 1954, quando Dom Hugo Bressane de Araújo assume como primeiro Bispo de Marília.